Os aditivos são o aliado ideal para optimizar o rendimento do motor e evitar o desgaste dos seus componentes. Injectores, válvulas, pistões, e outros elementos mecânicos, necessitam de um tratamento especifico e continuado para que o seu funcionamento seja optimizado durante muitos quilómetros.
STP, marca líder em aditivos, oferece uma extensa gama de soluções para tratar combustíveis e óleos, que ajudam a reduzir o consumo, diminuir as emissões de fumos e a manter o rendimento do motor.
Destaques:
Aditivo para Diesel
Para usar em cada enchimento para proteger os motores Diesel de depósitos, corrosão e ferrugem. Os injectores dos motores Diesel têm a tendência de se obstruir devido aos depósitos e à corrosão. Nesta situação, nota-se uma clara perda de potência na aceleração. Esta limpeza permite dissolver todos os depósitos e os injectores retomam um funcionamento ideal.
Aditivo para gasolina
Tratamento completo do sistema de alimentação dos motores a gasolina. É composto por detergentes poderosos que se adicionam ao combustível e que eliminam os depósitos do sistema de alimentação (carburação ou injecção) e combustão. O motor retoma, assim, as suas performances de origem. Este produto pode ser utilizado de forma curativa, mas também, de maneira preventiva. Neste caso, um acrescento todos os 10 mil a 15 mil km mantém o sistema de alimentação e combustão em perfeito estado.
Tratamento do Óleo
Este tratamento aumenta a viscosidade do óleo a altas temperaturas, diminui o consumo de óleo, diminui a emissão de gases poluentes, reduz o desgaste das peças mecânicas, evita a acumulação de depósitos e retoma o equilíbrio dos compressores. O tratamento recomendado é a cada mudança de óleo.
Aditivo de Limpeza de filtro de partículas diesel STP
O bloqueio de DPF ( filtro de partículas diesel ) é cada vez mais comum, especialmente em estilos de condução pára-arranca, em que as temperaturas do tubo de escape não são suficientemente elevadas para limpar o filtro de partículas diesel.
Usado com regularidade ajuda a:
Limpar os filtros de partículas bloqueados;
Aumentar a vida útil dos DPF e motores sem desmontagem manual;
Reduzir as emissões de fuligem;
Reduzir o consumo de combustivel.
Para gasóleo regular e biodisel.
A STP é uma reputada marca norte americana que disponibiliza uma gama completa de aditivos de utilização fácil e rápida, para tratamento preventivo (manutenção das performances do motor) e tratamento curativo (para resolução de problemas (limpeza, redução de emissões, etc.), assim como fluidos para direcção e travão.
Desenvolvida nos anos 50, a marca STP impôs-se rapidamente como uma marca de eleição, tornando-se líder mundial no mercado de aditivos destinados ao melhoramento das performances dos veículos. Em Janeiro de 1999, a STP tornou-se numa marca do Grupo americano Clorox – um grupo de dimensão mundial com um montante de negócios de 3,9 biliões de dólares, agrupando 35 marcas nos Estados Unidos e 45 marcas em 120 países.
A história da STP começou em Outubro de 1954, quando três homens de negócio com uns meros três mil dólares de capital inicial, introduziram o primeiro produto STP em St. Joseph, Mo. O Scientifically Treated Petroleum (Petróleo Tratado Cientificamente), mais conhecido por STP, começou com um produto – STP Oil Treatment (Tratamento para Óleo) – que ajudava o óleo de motor dos carros a resistir à falta de consistência com as altas temperaturas e pressões.
O grupo, composto por Charles Dwight (Doc) Liggett, Jim Hill e Robert DeHart, empacotavam os produtos STP numa garagem de fundo durante a noite e vendiam-nos directamente das bagageiras dos seus carros durante as suas viagens de negócio e lazer. O crescimento inicial da companhia – atribuído a uma forte publicidade boca a boca, e à associação da marca às corridas de carros – permitiu à STP introduzir o primeiro tratamento de combustível em 1960.
Em 1961, a STP foi comprada pela Studebaker Packard Corporation. Andy Granatelli, foi nomeado presidente em 1963 e começou a aumentar os esforços de marketing da marca através das corridas de carros e barcos. A primeira grande vitória da marca foi na mítica Indianapolis 500 em 1969, com Mario Andretti ao volante. Andretti foi campeão nacional nesse ano. A distribuição dos produtos STP sofreu um forte crescimento e por altura de 1963, a STP estava disponível em mais de 200 mil estações de serviço nos Estados Unidos. No início de 1969, a STP tornou-se numa sociedade anónima e as acções passaram a estar cotadas na bolsa de valores americana sob o símbolo STP.
Em 1973, os produtos STP eram vendidos nos Estados Unidos, Canada, México e quase 100 países em todo o mundo. Em 1978, a STP Corporation, foi adquirida pela Esmark, Inc., companhia com sede em Chicago. No início dos anos 80, a STP explorou vigorosamente as possibilidades de diversificação e empenhou-se adicionalmente nos seus programas de pesquisa e desenvolvimento. Leo J. LeClair, foi nomeado Presidente e transferiu a sede mundial da companhia para Boca Raton, Fla.
A Beatrice Companies adquiriu a Esmark, Inc. em 1984, e um ano mais tarde a Union Carbide adquiriu a STP. Em 1969, a Divisão Automóvel da Union Carbide tornou-se First Brands Inc. Nos anos 90, a marca tinha uma presença em praticamente todos os países do mundo por intermédia de uma mistura de distribuidores e subsidiárias internacionais. Em Janeiro de 1999, a The Clorox Company, completou a aquisição da First Brands Corporation.
A ligação com o automobilismo
A forte e tradicional ligação da marca STP com o mundo do automobilismo começou no início da década de 60 com patrocínios eventuais de algumas equipes e pilotos nas categorias World Land Speed Record, USA Indy Car Racing e F1. Em 1969, a escuderia STP conseguiu a vitória nas 500 milhas de Indianápolis com um carro pilotado por Mario Andretti, que conquistou o campeonato deste ano. A STP ingressou na lendária NASCAR Winston Cup em 1971 patrocinando o popular piloto Fred Lorenzen, e no ano seguinte começou sua associação com o histórico piloto Richard Petty (e seu carro #43), que ficaria conhecido como “O Rei da NASCAR”, conquistando sete campeonatos e 200 vitórias, sempre tendo a STP como patrocinadora, antes de sua aposentadoria em 1992. Depois disso, a marca continuou patrocinando a família Petty em sua escuderia chamada Richard Petty Racing Team até a compra da marca pela Clorox, quando a parceria foi encerrada.
A ligação da marca com o automobilismo cresceu ao longo dos anos seguintes, chegando ao ponto de todos os carros (no total eram 42) utilizarem produtos STP na tradicional 500 milhas de Daytona em 1982. O impacto da STP no mundo do automobilismo nunca foi tão evidente como na década de 80, quando a marca foi exaustivamente representada por duas das mais tradicionais famílias de corredores: os Petty’s (NASCAR) e os Andretti’s (FÓRMULA INDY). Nesta década a STP já possuía sua própria escuderia. Na década seguinte a marca esteve associada a tradicional e vitoriosa equipe de Fórmula INDY Chip Ganassi. Ao longo destes vitoriosos anos a STP patrocinou pilotos como Mario Andretti, John Andretti, Michael Andretti, Jeff Andretti, Jim Clark, Richard Petty, Bobby Rahal, Wally Dallenbach, Roberto Guerrero, Danny Sullivan, Al Unser, Al Unser Jr., Jimmy Vasser, Juan Pablo Montoya e Alessandro Zanardi.